Projeto: "As Pegadas do Homem na Terra"

     Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos! 

 Para saber mais, acesse o link abaixo:
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/


Por um futuro em que as pessoas vivam em harmonia com a natureza.




Neste projeto estamos estudando os impactos das ações humanas sobre os rios, especialmente o Tietê - e alguns de seus afluentes. As causas e consequências dessas ações sobre a natureza e a população.


Leia o texto abaixo:

 
O rio ainda pede água
Avanço em duas décadas inclui expansão da coleta e tratamento de esgoto, mas Tietê ainda parece morto na Região Metropolitana


     Com 1,2 milhão de adesões a um abaixo-assinado - a maior mobilização por uma causa ambiental na América Latina até hoje -, a campanha de despoluição do Rio Tietê liderada pela então Rádio Nova Eldorado AM sensibilizou o governo estadual a dar início ao projeto de limpar o curso de água mais famoso de São Paulo. Após 20 anos, várias ações surtiram efeito, como o aumento de coleta de tratamento de esgoto, reduzindo a marcha de poluição numa extensão de 160 quilômetros. Os moradores da Região Metropolitana, porém, ainda não conseguem visualizar avanços na poluição do rio - sua cor continua negra, a água não se movimenta e o cheiro ainda incomoda. Segundo a SABESP, a melhora na qualidade da água ficará perceptível até 2015, quando 30 quilômetros de rio que cortam a metrópole passarão a ter vida aquática e outros 30 quilômetros deixarão de ter odor desagradável. A previsão é de que, até 2020, o rio inteiro deixará de ser fétido e 160 quilômetros do Tietê na região metropolitana poderão abrigar peixes. Para o geógrafo Wagner Ribeiro, a população deve fazer a sua parte, parando de usar o rio como depósito de lixo e fiscalizando promessas e prazos do governo.   

O Estado de São Paulo, 22 de setembro de 2011
(Para saber mais acesse o link:

Assista à entrevista de Geraldo Alckmin sobre o projeto Tietê e as obras da SABESP em São Bernardo do Campo:




 CONSERVE SEU PLANETA!!!!!!!!!!

Esse vídeo mostra o crescimento desordenado, a poluição, queimadas...
Mostra o cuidado que precisamos ter com o nosso planeta.
Eduardo, Julia & Paola.




     Como complemento do projeto: "As Pegadas do Homem na Terra", fizemos um passeio para observar as obras da SABESP, o rio Saracantan, o Ribeirão dos Meninos e uma certa parte do Tamanduateí. Com isso, percebos que a SABESP está trabalhando para despoluir os rios citados acima. Todos que sabem da existência da obra estão cientes que ela trará muitos resultados bons, isso se a população colaborar não jogando lixo  na água. Vimos que outro fator que causa a poluição da água dos rios, é o esgoto clandestino, ou seja, esgoto jogado de casas direto na beira do rio.

Ribeirão dos Meninos e Rio Tamanduateí
Meninos, ribeirão dos - Nasce no Parque Terra Nova II, atrás da montadora Volkswagen, em São Bernardo, corre entubado sob o corredor do troleibus, todo o centro da cidade e a céu aberto a partir do Paço Municipal, fazendo divisa entre São Bernardo e Santo André; São Bernardo e São Caetano; São Caetano e São Paulo, desaguando no Tamanduateí, no bairro da Fundação, em São Caetano.
O rio Tamanduateí é um rio brasileiro do estado de São Paulo, mais precisamente da região metropolitana de São Paulo.
Tamanduateí, em tupi, quer dizer rio do tamanduá verdadeiro. No seu percurso original, o rio se encontrava com seu afluente principal, o rio Anhangabaú, no lugar onde atualmente se encontram a avenida São João e o vale do Anhangabaú.
Suas nascentes estão no Parque Ecológico Gruta Santa Luzia no município de Mauá, na região da Serra do Mar. Passa pelos municípios de Mauá, Santo André e São Caetano do Sul e deságua no rio Tietê, na cidade de São Paulo. Sua bacia hidrográfica possui trezentos e vinte quilômetros quadrados. Sua extensão é de 35 quilômetros.
É margeado em grande parte pela Avenida do Estado, que corre em sentido contrário ao rio, ou seja, enquanto o rio tem sua foz no rio Tietê, a avenida tem seu início no mesmo. Isso também ocorre com os outros dois grandes rios de São Paulo, o Tietê (indo em sentido oeste, enquanto a avenida segue para o leste) e Pinheiros (seguindo para o Tietê ao norte, ao contrário da avenida, que segue para o sul).
Atualmente, o rio está poluído, devido à poluição vinda de córregos afluentes, um deles o Córrego dos Meninos. Está em projeto sua despoluição, segundo fontes oficiais do Governo do Estado de São Paulo.

Maria Fernanda,Isabella & Lucas



Para refletir:


Com carinho, Tati.

Conheça algumas dicas do Pão de Açúcar de como ajudar o planeta:

Dica sustentável

Observe as embalagens dos produtos que você adquire. A produção de embalagens usa matéria prima, energia, transporte, água e, como qualquer outra produção, contribui para o aquecimento global que prejudica a estabilidade climática.


Sacolas Plásticas 

Segundo o Instituto Akatu, 40% das sacolas plásticas são jogadas no lixo e podem levar até 400 anos para se decompor. Para ser produzido, o plástico consome recursos naturais, como o petróleo. Esses recursos não são renováveis e não são repostos no meio ambiente, provocando seu desgaste e degradação.

                        
                                                   Sacolas plásticas


Sacolas plásticas prejudicam os animais por isso temos que usar sacolas reutilizáveis. Os animais a confundem com comida, e por isso se eles comerem podem ser levados à morte, assim como todos os lixos. Veja quanto tempo demora para cada lixo se decompor:

*jornais: 14 a 42 dias
*embalagens de papel: 1 a 4 meses
*guardanapos de papel e frutas: 3 meses
*pontas de cigarro e fósforos: 2 anos
*chicletes: 5 anos
*náilon: 30 anos
*garrafas de plástico: 100 anos
*garrafas e frascos de vidro: 1 milhão de anos



                                           
                                                 Tartaruga comendo saco plástico

                                           Maria Fernanda & Marina




15 comentários:

  1. Nossa! A música é forte! Mas eu gostei, é possível entender a Pegada Ecológica. Bjkas Julia

    ResponderExcluir
  2. Tati, essa música sempre me deu medo! Mas eu gostei do viídeo (apesar de ser uma ameaça!).

    ResponderExcluir
  3. Também achei a música bem marcante, acredito que a escolha tenha sido proposital, para mexer e chamar a nossa atenção!!! A mensagem é bem forte e nos faz refletir também sobre nossas ações, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem. apesar de monteiro lobato ser escriotr infantil falava tambem sobre ciencia essa frase foi bem profunda né Tati

    ResponderExcluir
  5. """ esqueci de por aspas no comentario de cima rsrsrssrsr

    ResponderExcluir
  6. bem que falaram que essa musica dava medo fiquei arrepiada como a nossa amiga julia disse a muscia e bem profunda parecia que um monstro ia aparece e pular na sua cara e hááááááááá´!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11 oh my god!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkk é uma ameaÇa mesmo má vc tem razao rsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. dudu ju paola estao de poarabens mesmo amei o cideo rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. que horror que frases profubndas : "pense de novo" e "CONSERVE o planeta ainda da tempo"

    ResponderExcluir
  9. e mesmo muito pesada que ate da um pouco de medo

    ResponderExcluir
  10. q triste da muita do vendo tudo isso..............realmente estamos matando o planeta..... vendo as arvores se transformando em industrias........
    da vontade de voltar no tempo .....mas NAO DÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  11. É Maria! Voltar no tempo não dá, mas tempo para reverter as situação é o que não falta, né!?
    Bjkas, Marina!!!

    ResponderExcluir