Estudo de Meio

     Esse espaço está reservado para o registro de saídas de estudo que faremos durante esse período e que têm como objetivo a complementação, aprofundamento e estabelecimento de relações entre o que aprendemos na escola e o mundo ao nosso redor.


 

     Faremos na próxima semana uma saída, que está relacionada ao nosso estudo sobre RIOS, identificaremos alguns rios que estão no centro de São Bernardo do Campo (Saracantan - Ribeirão dos Meninos), que passa por a Santo André, São Caetano do Sul e vai desaguar em São Paulo ( Tamanduateí - Tietê)! Aguardem maiores informações...
     E, para complementar nosso aprendizado sobre rios, iremos à SALESÓPOLIS !!!! Local em que se encontra a nascente do rio TIETÊ!

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o Tietê.




Link do vídeo:  http://youtu.be/xj8oIJApLZA


     Hoje, 04/10/2011, fomos conhecer de pertinho os rios: Saracantan, Ribeirão dos Meninos, Tamanduateí... e as obras da SABESP! Para entender o nosso estudo, postaremos logo logo atividades sobre esse momento!!!

           
Nossos Depoimentos e Impressões sobre o Estudo dos Rios
            
             No dia 4 de outubro de 2011, fizemos uma saída da escola para complementar nossos estudos sobre os rios (Projeto de Ciências: As Pegadas do Homem na Terra). Nós vimos o Rio Saracantan, o Ribeirão dos Meninos e uma parte do rio Tamanduateí.
            Estes rios estão muito poluídos. A SABESP está realizando obras para despolui-los. Eles só não estão mais poluídos, pois o que ainda restou da mata ciliar (o que ainda sobrou dela, pois parte virou concreto) protege-os do lixo que está em suas margens. A água destes rios tem cor estranha e mal cheiro, causando doenças à população. Mas a população não é apenas vítima: ela também é causadora do problema por jogar lixo e esgoto em suas margens.
             Apesar de tudo, valeu a pena conhecer um pouco mais sobre os rios (asssunto que estamos estudando)!

Marina e Paola.


Ribeirão dos Meninos, na Avenida do Estado. 





Nossos registros

PS: Lembre-se de "clicar" sobre cada atividade para melhor visualização.


           


           


           
          

           
           

           
         


           


                                                                          
           

O RIO TIETÊ

O Rio Tietê (o termo "tietê" é originário da língua tupi e significa "água verdadeira", através da junção dos termos Ti -"água" e etê -"verdadeiro") é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km, o estado de São Paulo e a capital paulista.
Nasce em Salesópolis na serra do Mar, a 1 120 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da serra do Mar obrigam-no a caminhar em sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, entre os municípios de Itapura (São Paulo) e Três Lagoas (Mato Grosso do Sul), cerca de cinquenta quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
O nome "Tietê" foi registrado pela primeira vez em um mapa no ano de 1748 no mapa D'Anvile.




Lucas e Marcelo



Salesópolis

Salesópolis é uma palavra composta que quer dizer: Cidade de Sales. Foi uma homenagem ao Presidente da República, Dr. Manoel Ferraz de Campos Sales, quando da sua visita.




Bandeira



Brasão



Marina e Paola


NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE O RIO TIETÊ


TIETÊ UM HERÓI PAULISTA

O rio dos Paulistas; o caminho dos viajantes; o que antes se navegava, pescava e nadava. Um brasileiro nascido na Serra do Mar, chamado Tietê.
            Este rio era, antigamente, uma via fluvial, onde se podia pescar, nadar e praticar esportes. Suas águas eram tão limpas, que era possível bebê-la e regar as plantas com ela.
            Com o passar do tempo, o Rio Tietê foi ficando sujo, pois o crescimento rápido e desordenado da cidade levou ao mau-cheiro, cor estranha e poluição do rio. A população foi irresponsável ao jogar todo o seu esgoto diretamente no Tietê, sem antes tratá-lo.
            Ainda existem locais que estão conservados, como a nascente, que está no Parque das Nascentes do Tietê, em Salesópolis, SP. A nascente mais alta, considerada a primeira, está a 1027m do chão, na Serra do Mar. O Rio Tietê foi apelidado de “rio teimoso”, pois está a 22 km do litoral, mas vai em direção ao interior, percorrendo 1136 km.
            Esta é uma de muitas de suas faces, pois o rio começa limpo no Alto Tietê, vai ficando sujo pelo caminho do Médio Tietê e fica quase todo limpo no Baixo Tietê, perto de sua foz, no município de Itapura, desaguando no Rio Paraná. Ele também passa pelo Cinturão Verde, e serve para regar as hortaliças e frutas.
            Na cidade de São Paulo, ele é poluído, traz doenças para população e poluição visual para a cidade. O rio está neste estado porque sofreu mudanças: foi retificado, afundaram seu leito e construíram avenidas às suas margens.
            A fim de acabar com toda essa sujeira, o Projeto Tietê, que já está na sua terceira etapa, está limpando os seus afluentes em São Bernardo do Campo. Assim podemos garantir o futuro do Tietê, um verdadeiro herói paulista.

Marina


RIO TIETÊ


      Quem conhece o Tietê, apenas no trecho que ele percorre a capital paulista, não consegue imaginar, como ele é em outros municípios.
       O rio nasce na cidade de Salesópolis, na Serra do Mar. Ele corre no sentido interior, diferente dos demais rios, por isso antigamente, era chamado de Rio Teimoso.
        Antes era um rio despoluído, onde era possível a prática de esportes e lazer. Hoje em dia, o lixo de indústrias, hospitais e residências tomaram conta de sua superfície.
         Ele deu origem a várias cidades, como Itu, por exemplo. Gera energia e é navegável por mais de 600 km, dos seus 1136 km de extensão, ou seja, da sua nascente à foz.
         A cidade de São Paulo transformou o rio Tietê em um canal de esgoto, onde o principal esporte é o “lançamento de lixo”.
         Como o rio Tietê nasce na serra, apresenta várias fases. A mais alta: alto Tietê; a média: médio Tietê; e a mais baixa: baixo Tietê.
         Atualmente, sofremos as consequências do descaso com que “nosso” rio foi tratado com o passar dos anos. Precisamos decidir como queremos tê-lo... Sabemos que a SABESP e o governo de SP estão cuidando do assunto, mas temos que fazer a nossa parte, lembrando que o planeta é a nossa casa!
                       ANA SOPHIA GIL ZANETTI 


 
O RIO TIETÊ

A Zona Urbana é uma área de prédios, casas, hospitais, transportes e etc. A Zona Rural é uma área de rios, vegetações, árvores e matas.
Na nascente do rio Tietê existe o olho d´agua e a vertente onde existem os bichos: aranha d água guaru, besouro mãe d água e girino.
Antigamente o Tietê era um rio despoluído lá podia: nadar brincar e muitas outras coisas. Hoje não se pode fazer isso no rio Tietê.
Ele é chamado do rio teimoso porque ele corria ao contrário de todos os outros rios.
O rio está poluído por causa: lixo hospitalar e doméstico. O que auxilia a despoluição do rio Tietê são as rochas e bactérias que conseguem levar oxigênio ao rio.
O represamento rio Tietê, feito através de uma barragem, serve para abastecer algumas cidades de São Paulo.
A fazenda do Tanaka faz parte do cinturão verde, que envolve a região de Suzano, Salesópolis, Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim.
O futuro do rio Tietê, se continuar desse jeito, vai continuar muito poluído.

Frias


TIETÊ, ÁGUA VERDADEIRA

O rio Tietê, um rio “nosso”, um rio verdadeiro, um rio brasileiro, um “ser vivo” que praticamente fundou a cidade de São Paulo.
O Tietê nasce na cidade de Salesópolis, S.P. Mas na realidade, o rio tem cerca de 3.000 nascentes e, antigamente, tinha até mais de 8.000 nascentes, quase o triplo de hoje em dia. Ele era limpo, mas tão limpo como água de sua nascente nos dias de hoje. Nele era possível pescar peixes de todos os tamanhos e espécies, nadar a lazer, tomar banho, cozinhar, beber, e até praticar outros esportes em sua água. Hoje, infelizmente essa probabilidade caiu muito (é bem menor nos dias de hoje) e fazer alguma coisa no rio a não ser observar e passar perto e dizer “nossa, que cheiro desagradável!” é quase IMPOSSÍVEL.
A utilidade do rio Tietê é única, mas muito importante. Ele foi fundamental para a criação da cidade da São Paulo e também para desenvolvê-la. Depois de criada e desenvolvida, São Paulo foi “evoluindo” e em num ritmo completamente acelerado e desorganizado, a cidade “deu as costas” para o rio, o poluiu e o transformou no que é hoje em dia: um caos.
O local mudou completamente: o que era um rio bonito, limpo e utilizável e até habitado, é hoje um rio morto, feio, poluído, mau cheiroso e inutilizável por qualquer um.
A minha reflexão para o futuro infelizmente é ruim: o rio pode secar  assim piorar muito a vida daqueles que dependem da água dele ou seja, os moradores da cidade de São Paulo, pois com o rio seco, essas pessoas produzirão certamente mais lixo e assim, secando até outros rios, acumulando lixo que certamente aproximará o mundo de um pesadelo: O aquecimento global.

Lucas Albacete                                7 De Novembro de 2011


 
                 Projeto Tietê


Ti água etê verdadeiro, rio verdadeiro.
O Tietê nasce na cidade de Salesópolis no parque das nascentes, o Tietê começa a ser poluído na cidade de Mogi das Cruzes; porque lá tem lixo hospitalar, lixo doméstico e industrial.
O Tietê nasce através de um olho d’agua.
A barragem da Ponte Nova é o represamento da água do Tietê; esta barragem evita enchentes nas cidades porque a água, em uma represa, serve de abastecimento para algumas cidades de São Paulo.
Algumas cidades formam o cinturão verde entre elas estão:   Salesópolis, Suzano, Mogi das Cruzes e Biritiba  Mirim, estas cidades são as maiores produtoras de hortifrutiflorifungigranjeiro.
A nascente do Tietê fica 22 kilômetros de distância do oceano atlântico e a altitude da nascente do Tietê fica há 1022 metros de altitude.
O Tietê atravessa diferentes formas de relevo e tem muitas faces. 
Eduardo


Rio Tietê

Na língua Tupi, Tietê significa: Ti= rio e ETÊ= verdadeiro importante.
O Tietê nasce na cidade de Salesópolis, na Serra do Mar há 22 Km do Oceano Atlântico e sua foz fica no Rio Paraná. No total, percorre 1136 Km.
Foi á beira desse rio que nasceu a cidade de São Paulo, hoje ele está poluído: lixo doméstico como sabão; lixo industrial e hospitalar é o químico; e também o lixo clandestino que é despejado pelas pessoas.
Todos os lixos citados acabam indo para o Tietê e causando poluição.
Sua nascente (em Salesópolis) è considerada a primeira, pois é a mais alta. Há muitos insetos que a ajudam na sua conservação: o peixe guaru, a aranha d’agua, o besouro mãe d’agua e o girino.
Há dois jeitos de a água nascer: o da vertente (que é entre as rochas) e o olho d’agua (que vem debaixo do solo).
O Tietê é um rio de grande importância para todos. Serve de abastecimento para famílias e transporte entre cidades.
Antigamente, no Tietê podíamos nadar, praticar esportes, lazer. Não podemos fazer isso por conta da poluição.
Hoje, a natureza mesmo auxilia sua despoluição: com as bactérias que comem lixo orgânico e as rochas que formam ondas que conseguem levar para água, mais oxigênio.
A barragem Ponte Nova foi construída a partir de um represamento de água do Tietê, local onde uma cidade foi transferida por causa das muitas enchentes que aconteciam, essa água, agora represada também serve de abastecimento.
Na região de Salesópolis, Suzano, Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim há o cinturão verde (que é a área de agricultura).
Em Salesópolis, há uma fazenda de seu Tanaka grande produtora de HORTIFRUTIFLORIFUNGIGRANJEIRO.
O que será do Tietê no futuro? Temos que preservá-lo para sempre. O Tiete é o que nos somos. Vamos conservá-lo?

Fernanda


TIETÊ VERDADEIRO

De Salesópolis ao Mato Grosso do Sul, o Rio Tietê, conhecido como o rio "teimoso" ou o rio que "foge do mar", ele tem um longo percurso de altos e baixos.
            Em seu longo percurso de quase 1200 km, ele vai do "quase litoral" ao interior, sendo utilizado, em cada parte, de um modo diferente.
            Esse rio tem lindas partes, onde pode ser usado para lazer, trabalho, etc. Mas toda regra tem a sua exceção, há partes em que o rio é muito poluído, com lixo doméstico, industrial, entre outros, e isso, é quase no começo do rio, ainda bem que quase...
            Em Salesópolis, onde há a nascente do rio Tietê, se fosse todo sujo, o rio todo, sem exceção, estaria contaminado. A sorte, é que lá, cuidam muito bem da nascente. A água é totalmente límpida. Mesmo sendo muito pequena, na nascente, vivem até bichos como: besouros (mãe d'água), aranhas d'água, guarus... Ou seja, a água é muito limpa!!
            Antigamente, o rio inteiro era como a sua nascente, até na capital do estado, a cidade de São Paulo, uma das maiores cidades do Mundo, ele era desse jeito, mas hoje, infelizmente, por causa da poluição, aumento rápido da população, o rio, nesse mesmo local, ficou imundo.
            Mas agora, voltando para o lado bom, o rio tem uma grande importância para várias pessoas e cidades, pois ele pode servir de fonte de água, trabalho, entre outros.
            Em Salesópolis, há uma barragem, chamada de Barragem Ponte Nova, com essa água armazenada, o governo decidiu usá-la como uma fonte de água para abastecer algumas cidades. Essa barragem foi construída para evitar enchentes em cidades localizadas nas proximidades do Tietê.
            Do início do rio (1554) para cá, ocorreram muitas mudanças nas margens e no próprio rio, como, em algumas partes ocorreu a retificação dele, a troca de sua mata ciliar nativa por "concreto ciliar". Isso trouxe muitas consequências para a limpa água do rio, pois sem sua mata ciliar e sem suas curvas para "pararem" a sujeira do rio, o lixo caía e por lá ficava, até sua decomposição.
            No futuro, dizem que o rio poderá voltar a ser como era antes, cerca de 50 a 80 anos atrás, felizmente é possível, mas num processo bem, bem, beeeeeeeeeeeeem demorado...
            Por isso, devemos cuidar muito bem do rio, para que ele continue existindo por muito tempo e com todas essas suas ótimas qualidades.

                                                                                           Julia   


Tietê
            De todos os rios do Brasil, um ajudou muito no “descobrimento” desse país, o grande Tietê. Ele era usado pelos bandeirantes como meio de buscar riquezas e ampliar o território brasileiro.
            Sua nascente fica no Parque das Nascentes, em Salesópolis, onde existem peixes pequenos como o guaru, o olho d’água, uma vertente, aranha d’água, besouro mãe d’água e muita pureza e natureza.
            No passado, na época do descobrimento do Brasil, o Tietê era usado para prática esportiva como o Remo, pesca, natação e outras coisas. Ele era muito limpo e tinha um cheiro ótimo.
            Vimos que algumas partes do rio ainda estão preservadas e limpas, como a nascente. Mas em São Paulo já está muito poluído com um cheiro ruim que nos incomoda.
            O rio Tietê irriga as plantações que são importantes para nossa alimentação e ainda produz energia.
            No nosso passeio vimos a mudança da paisagem entre a zona urbana e rural. Na zona urbana o rio estava muito poluído, tinha muitos prédios, indústrias e trânsito (muitos carros e poluição). Na zona rural tinha muita vegetação e o rio estava limpo.
            Graças ao ser humano, a poluição do rio trouxe algumas consequências como: doenças, ar poluído e sujeira em nossas casas.
            O Tietê termina seu caminho no rio Paraná, que fica no Mato Grosso do Sul.
            A minha reflexão para o futuro é: Se as pessoas pararem de jogar lixo no rio e tratarem bem do Tietê poderá haver esperança de melhor qualidade de vida a todos.

Caio


O RIO TIETÊ

   Tietê é uma palavra tupi. Ti significa água e ete significa verdadeiro, então Tietê significa água verdadeira.
            O Tietê já foi chamado de rio teimoso, porque ao invés de ele ir para o mar que é só 22 quilômetros de distância dele, ele corre para o interior.
            O rio Tietê era muito bonito e despoluído, as pessoas faziam competições atléticas nele, e se divertiam muito.
            As faces do Tietê estão sofrendo uma mudança “radical” (para pior), algumas faces estão poluídas e outras não.
            As consequências de poluir o Tietê são: enchentes, isolamento, mortes e etc...
            Se as pessoas continuarem sem fazer nada para ajudar o Tietê ele vai parar de existir, mas se colaborarem com a limpeza do Tietê, ele vai continuar.
As utilidades do Tietê eram: ter lugares práticos e limpos, para o benefício e lazer das pessoas, além do transporte hidroviário, para a agricultura e etc...
            A mudança do Tietê foi muita “radical” (mudou muito), ficou mais sujo, mais fedido... Enfim mais morto.
            A nascente do Tietê fica em Salesópolis, interior de São Paulo, lá também tem uma barragem que antigamente era uma cidade.

TEMOS QUE CUIDAR DO TIETÊ SE NÃO ELE “ACABA”.

Marcelo


Tietê
A sua nascente que fica no Parque das Nascentes do Tietê em Salesópolis tem água muito limpa, mas não dá para beber, pois há muitos bichos (aranha d água, girinos e outros animais desse tipo). Na nascente mais alta do Tietê a água nasce de duas formas: pela vertente e pelo olho d água.
Em seus 1.136m de extensão até a foz, os estudiosos dividiram o rio em três partes: parte alta do Tietê, parte média do Tietê e parte baixa do Tietê.    Esse rio é super importante para todos nós, ele também é chamado de Rio Teimoso, pois ele vai para o interior do estado, ao invés de ir para o Oceano Atlântico que está apenas há 22Km de sua nascente.
Sua nascente mais alta tem a altura de 1027 metros. Uma curiosidade muito legal é que do jeito que a água sai da nascente, limpinha, ela chega à foz do mesmo jeito, mas como assim? É que ela passa por rochas e possui bactérias em sua água, que permite a ela voltar a ser limpa.
O rio está tão sujo em São Paulo, porque 18 municípios jogam esgoto no mesmo rio Tietê. Com a espuma de sabonetes, xampu, sabão em pó, detergente, entre outros, que para o rio forma uma espuma que vai até às ruas e entra nas casas.
No tempo da colonização, os bandeirantes usam-no como meio de transporte, além de procurar índios e pedras preciosas.
Hoje em dia nós estamos desrespeitando a vida e a natureza. 

Fabiana Beltrame


Estudo de meio: Rio Tietê
     Para complementar os nossos estudos sobre o rio Tietê, fomos conhecer sua nascente, que fica em Salesópolis – São Paulo. O Rio Tietê tem várias nascentes, mas a mais alta é considerada a primeira e mais importante.
    Há algum tempo atrás o Tietê era “usado” por lazer e também era usado para ”regar” as plantações próximas à sua nascente, pois as fazendas eram nas margens dos rios.
     O Rio Tietê tem 1136 km de extensão da nascente até a foz, sua altitude é de 1027m (da nascente mais alta). A barragem Ponte Nova faz o represamento da água do Tietê que abastece algumas cidades de SP.
     Da nascente mais alta ate a foz o Rio Tietê passa por muitas mudanças de paisagem, como por exemplo: sua nascente é limpa, mas em Mogi Das Cruzes o rio já começa a ser poluído e sua foz já é bem mais limpa.
      As pessoas provocam essa poluição no rio jogando lixo em suas águas. Esta poluição é causada pelo lixo doméstico (panos, roupas, portas...), esgoto clandestino, lixo hospitalar (seringas, agulhas...), lixo industrial (químico...).
       O que auxilia a despoluição do Tietê são as rochas, que conseguem levar oxigênio para o rio.
       A Sabesp está trabalhando para a despoluição do Tietê e se todos colaborarem, em breve o Rio estará quase todo limpo é claro!!!  
                                                                                    Paola

RIO TIETÊ

Hoje o Rio Tietê está poluído, sem vida e mal-cheiroso, mas em alguns lugares ele está limpo e cheio de peixes como em Salesópolis, lugar onde nasce.
Em nosso passeio fomos observar sua nascente e vimos que ele está bem limpo, cheio de mata ciliar e cheio de vida como: olho d’água, guaru, aranha d’água, mãe d’água e vertentes.
Em nosso caminho à Salesópolis vimos a mudança da paisagem, ou seja, ao invés de árvores vimos indústrias, casas, prédios, carros...
A poluição do Tietê começa em Mogi das Cruzes (uma cidade muito urbanizada) e a retificação também, pois ele está sujo por vários tipos de lixo: químico (hospitalar), doméstico (sabão...), esgoto clandestino e lixo jogado pelas pessoas.
O Tietê tem três pontos, o Tietê ALTO, o Tietê MÉDIO e o Tietê BAIXO. No ponto alto (a nascente) ele está limpo, no ponto médio ele está sujo e no ponto baixo ele está LIMPO! (ponto baixo é a sua foz), pois existem bactérias e rochas que ajudam a trazer oxigênio para a água, ou seja, ajudam a tirar a sujeira.
O rio já foi e ainda é importante para as pessoas, ele ajudou os Bandeirantes a descobrirem novas terras, ou seja, eles seguiam seu curso. Também foram importantes para os escravos que também seguiam seu curso.
Quando os rios estão poluídos eles trazem várias doenças para a população, poluição sonora e visual. Por causa disso várias pessoas acabam morrendo. O Tietê está assim, em alguns pontos há bastante espuma e por isso pessoas “recebem” espumas do rio por causa do vento.
Existem plantações e várias árvores que cercam várias cidades e são chamadas de “cinturão verde“.
Em nosso passeio observamos um local que represaram um ponto do rio Tietê, ou seja, cercaram uma parte e a tornaram em uma represa que fornece água para a população.
Hoje vemos o Tietê sujo na região de São Paulo porque o esgoto não é tratado, mas um dia foi muito importante para as pessoas.
De 1992 a 1998 o rio já vem dando bons resultados, devido ao projeto da SABESP que vem “salvando” e despoluindo o Tietê.
Maria Fernanda


NOSSO GRANDE TIETÊ
     Os rios eram, e ainda são muito importantes para nossas vidas. Entre eles um rio que se destaca para o estado de são Paulo é o rio Tietê.
     O rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis percorre 1136 km até sua foz. Dizemos que o Tietê tem várias faces que variam de acordo com o local que ele está, pois em alguns pontos ele se encontra poluído e em outros limpos.
     Em cidades de zona rural o rio é limpo, porque nesses locais não há tantas pessoas assim diminuindo o número de lixo e esgoto produzido. E em cidades de zona urbana a população aumenta, e quanto mais pessoas, mais necessidades e quanto mais necessidades, mais lixo e esgoto produzido e jogado no rio Tietê.
     O Tietê possui várias nascentes, mas a mais importante está  localizada no parque das nascentes do Tietê em Salesópolis,  onde a água é de grande beleza e pureza. O rio só começa a ser poluído em Mogi das Cruzes que é uma cidade mais urbanizada. Mas quando chega em sua foz, suas águas já estão quase tão limpas quanto as da nascente. O que auxilia a limpeza do rio são as bactérias e as rochas.
     As cidades de Suzano, Mogi das cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim, fazem parte do cinturão verde que produz: HORTIFRUTIFLORIFUNGIGRANJEIRO. Elas são auxiliadas pelo rio Tietê, suas águas irrigam as plantações.
     A Barragem Ponte Nova foi feita para evitar enchentes causadas pelo rio Tietê e também para servir de fonte de abastecimento para as cidades próximas a ela.
     Com a poluição do Tietê deixamos de ter alguns benefícios como: o lazer no rio, água para beber e para tomar banho, entre outros. Além disso a doença e mau cheiro nos prejudica.
     O projeto Tietê está realizando sua terceira etapa para a despoluição do rio. O projeto está sendo feito pela SABESP companhia de tratamento de água e esgoto do estado de São Paulo. Ele foi criado através de um protesto realizado pela população, que chegou aos ouvidos da prefeitura que se sentiu obrigada a tomar uma providência. A SABESP está fazendo o máximo para que tenhamos um futuro feliz podendo aproveitar os benefícios do rio, mas para que isso dê certo é necessário que todos contribuam mesmo com pequena ações pois elas irão garantir o futuro de nosso grande rio Tietê.

Giovanna

10 comentários:

  1. estudo de meio ambientee uauuuuuu legal tati esse videoo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!to ansiosa pro passeio dos rios vai ser bem legall (esperoo) bjkass tati

    ResponderExcluir
  2. ai tati q do dos rios eles nao fazian nada de mal a ser humana. sei que ja estudamos isso mas a pergunta ainda vem a cabeca: a "troco" de que fizeram isso!!!!!!!!!!! e depois qurerem voltar nio tempo!!!! deviam ter pensado antes agoram rficam se fazendo de coitadinhos (o governo) e querem nossa ajuda, claro precisamos colaborar mas a maioria da recuperacao tem que ser deles!!!!!

    sem ofensas. maria

    ResponderExcluir
  3. É Mafe, a situação não está fácil, mas, se todos fizerem a sua parte, quem sabe conseguiremos ter de volta os rios como eles eram antes... Tati.

    ResponderExcluir
  4. mas tati o gorverno esta PENSANDO em despoluir outros rios eu sei q tem que ser um passo de cada vez mas so agora nesses "ultimos" anos q decidiram "arrumar" isso, mas se eles ainda estao PLANEJANDO despoluir de certo eles devem acreditar em papai noel ou em politico bonzinho.......

    sem ofensas novamente!

    ResponderExcluir
  5. falei q eles devem acreditar em papai noel ou em politico bonzinho pq eles acham q a comunidade paulista etc (inclusive animais) vai sobreviver a esse problema..............ACHAM Q ISSO SE RESOLVE SOZINHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    maria

    ResponderExcluir
  6. Os passeios vão ser o máximo: a gente estuda e ainda conhece lugares lindos! (Ah! A gente fica com o corpo sarado, de tanto andar e fazer caminhadas! rsrsrsrsrsrs). Bjkas, Marina!!!

    ResponderExcluir
  7. e mesmo eu nem tinha pensado nisso,mas...bem lembrado kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. mas mesmo assim ficou cheiooo né:

    ResponderExcluir